QEdu: Aprendizado em foco




O uso de dados abertos na educação tem a capacidade de prover resultados muito positivos. Além de poderem ser aplicados para ensinar discentes sobre assuntos diversos, resultados de exames nacionais e desempenho de alunos são características em potencial para classificar a qualidade de uma escola. Exemplos dessas aplicações foram divulgados em outra postagem aqui no blog.

Anteriormente, eu citei o Reino Unido, que através de diversos dados oferece uma comparação da qualidade de escolas. Projetos similares foram realizados no Brasil, produtos de vencedores de hackathons (outro assunto já apresentado aqui).

O serviço em destaque hoje não foi gerado a partir de uma dessas maratonas. Seus progenitores foram a Fundação Lemann -- organização sem fins lucrativos que incentiva iniciativas para educação pública -- e a Meritt -- uma startup que transforma os dados disponíveis em serviços voltados à educação brasileira. Um casamento perfeito. Dessa união, eis que surge: QEdu!

A plataforma conta com dados da Prova Brasil, do Censo Escolar, do Ideb e do Enem, para várias escolas por todo o país. São dados de confiança, providenciados por fontes oficiais do governo. O serviço não gera uma qualificação baseada nesses dados, mas permite a comparação entre escolas. Em seguida um exemplo utilizando duas escolas municipais de Aracaju, comparando o desempenho dos alunos do 5º ano em português, na Prova Brasil.


Caso você não conheça, a Prova Brasil é um exame para avaliar a qualidade de ensino brasileira. Alunos no final do 5º e 9º ano (4ª e 8ª série) respondem questões de português e inglês, assim como um questionário socioeconômico. Desta forma, o acúmulo de aprendizado ao longo da vida escolar daquele aluno é avaliado. Portanto, segundo a imagem, pode-se julgar que a escola Alencar Cardoso possui qualidade de ensino razoável.

No entanto, é necessário cautela no exercício de conclusões perante dados isolados. Ao passo que alcançaram o resultado acima em português, abaixo segue o desempenho na disciplina de matemática.


A partir desses dados apresentados pelo QEdu de fácil acesso e simples de digerir, uma pessoa responsável, como por exemplo o diretor da escola Alencar Cardoso, poderá julgar necessárias medidas para estimular o aprendizado da matemática.

E as ações que podem ser tomadas podem ter uma escala maior. Ao invés de se restringir à secretaria de uma escola, essas decisões poderiam afetar a cidade como um todo. Por exemplo, alguém que observar as pontuações abaixo pode decidir elaborar um programa para difundir o ensino da matemática de maneira mais lúdica, talvez através de desafios e gamificação, que apele ao aluno do fundamental II.

Aviso: imagens fortes




Oh, the humanity...

O QEdu apresenta os dados obtidos pelo Censo Escolar, de forma a permitir a fácil identificação da infraestrutura oferecida por uma escola. As dependências existentes, os equipamentos, acesso a saneamento básico e internet, e as matrículas realizadas são tipos de informações presentes. Tomemos como exemplo, mais uma vez, a escola Alencar Cardoso, e alguns dos dados acerca dela.



Esse tipo de informação remete a pergunta que todo pai responsável quer respondida: "Essa escola presta pra meu filho?" A criação de projetos como esse tem como papel oferecer respostas, e por consequência, fomentar discentes mais preparados e equipados com conhecimento de qualidade.

E você? Tem alguma idéia para o ensino público? Confira o QEdu!

That's all folks!

Links:
Fundação Lemann
Meritt Informação Educacional
Site reúne dados comparativos sobre a educação básica no Brasil


2 Comentários

  1. Legal! Levando em consideração a importância da educação, mostrar que o avanço da tecnologia pode ser um grande aliado no desenvolvimento da educação é muito importante para a sociedade em si. Os dados abertos além de ser um grande aliado. parabéns pela postagem.

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