Operação Serenata de Amor



Oie gente, hoje falarei um pouco sobre o Serenata de Amor, não é aquele bombom de creme de castanha de caju produzido pela Garoto (paga nois Garoto), mas sim um projeto desenvolvido por brasileiros que tem sido bem falado no Brasil e no mundo.

Mas, afinal o que é o Serenata de Amor? É um projeto de inteligencia artificial para analisar os gastos públicos no brasil. A inteligência artificial é capaz de analisar todos os gastos disponíveis nos portais, fazendo cruzamentos com as informações de cada Deputado analisado, no final gerando uma saída.

O projeto é mantido por meio de um financiamento coletivo, ou seja se você que está lendo essa publicação e quiser ajudar o projeto sinta-se livre (link na bio), segue o link da campanha de financiamento apoia.se/serenata.

Qual o motivo desse nome, ein? Operação serenata do amor foi inspirado nas criativas nomenclatura das operações realizadas pela Polícia Federal. Além disso o nome caricato faz referência a um caso ocorrido na na Suécia, nos anos 1990. Uma vice-primeira ministra, teve de renunciar ao cargo após ter sido descoberto um gasto indevido de dinheiro publico em uma barra de chocolate Toblerone e em outros gastos particulares.

Segundo um dos criadores da ferramenta, o objetivo do Operação Serenata do Amor é chegar nesse nível de minucia e provocar a compreensão de que um só bombom comprado com dinheiro do contribuinte já representa gasto indevido.

No Brasil, o Serenata do amor já detectou casos tao bizarros quanto esse ocorrido na Suécia, segue alguns:

Então gente, particularmente não sabia da existência da CEAP, mas ela é uma Cota para Exercício de Atividade Parlamentar,  é um valor mensal de até R$ 45 mil que cada deputado federal brasileiro tem direito a ressarcimento por gastos para os quais não cabem licitação. Um almoço ou pagamento de táxi, por exemplo.

Sabendo o que é a CEAP podemos falar sobre a Rosie e o Jarbas, pois a medida que o projeto foi crescendo, as pessoas envolvidas pelo projeto decidiram acrescentar novos módulos. Abaixo serão listados dois exemplos desses novos módulos:
  • Rosie: uma inteligência artificial capaz de analisar os gastos reembolsados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), de deputados federais e senadores, feitos em exercício de sua função, identificando suspeitas e incentivando a população a questioná-los. 
  • O Jarbas um site onde é possível navegar pelos gastos e descobrir mais sobre cada suspeita, de maneira simples e descomplicada.


A operação tem sido fonte de inspiração para outros projeto cívicos que pretendem trabalhar com objetivos semelhantes. Várias participações dos membros do time em eventos por todo o Brasil e fora dele podem ser encontradas na Internet, como por exemplo, apresentação no Open Data Day (falamos sobre esse evento aqui no blogger).

Fica a reflexão após uma ferramenta dessa ser criada, pois por mais desenvolvidos que sejamos em relação a tecnologia e em projetos de transparência, é triste pensar que nós ainda temos que fiscalizar a quem confiamos dirigir a ordem e progresso do nosso País.

Por hoje é isso pessoal!!


fontes: (as vozes da minha cabeça)
Aquarela

0 Comentários