O QUE PODE SURGIR DOS DADOS ABERTOS?
Para responder essa pergunta vou apresentar a vocês seis tipos de projetos com dados abertos, que vão desde projetos para controle dos gastos públicos até um banco de dados repleto de informações alimentares. Sem mais delongas, vamos a lista.
1 - Detecção de fraudes e controladoria de gastos públicos popular
O primeiro dos projetos é a ferramenta “Para onde foi meu dinheiro”, que foi idealizada pela Open Knowledge Brasil, e estar sendo desenvolvida pelo projeto Gastos Abertos, através dessa ferramenta será possível visualizar os gastos públicos do governo federal e do Governo de São Paulo.
Esta ferramenta irá expor para toda a população o destino do orçamento anual autorizado pela União bem como a forma como foi utilizado o orçamento da cidade de São Paulo, beneficiando toda a população brasileira.
Para saber mais sobre o projeto visite gastos abertos.
2 - Governos horizontais
O projeto brasileiro “Vote na Web”, que faz uso de dados fornecidos pelo Senado, Assembleia Legislativa, entre outros órgãos do executivo, visa apresentar para a população brasileiros os projetos de lei que estão para entrar em votação pelos parlamentares, onde permite também que todos nós possamos discutir os textos.
Alguns deputados já utilizam a plataforma, procurando descobrir quais são as necessidades mais solicitadas pela população, dando maior ênfase as mesmas.
3 - Jornalismo
Com o objetivo de contar o seu próprio lado da história, foi fundado “O Observatório de Favelas”. O projeto possibilita às favelas e periferias urbanas a possibilidade de contar sua próprias histórias, além de desenvolver novas ferramentas e promover o ensino coletivo.
E tudo isso é possível através do uso de diversos tipos de dados abertos.
4 - Games
O “Política Esporte Clube”, jogo criado por mineiros, transforma o acompanhamento político por meio da metáfora do futebol.
Ele permite que as pessoas criem times de futebol com deputados e senadores. Fazendo uso de dados abertos fornecidos pela Assembleia e Senado, é possível saber quais deputados estão indo trabalhar, quais estão propondo projetos, inclusive a quantidade de cada um, entre outras questões.
5 - Uso de dados Abertos por empresas
Através do uso de dados abertos de órgãos públicos, como mapas e gráficos do estado do meio ambiente, o “Lima I/O”, que é um sistema de coleta de dados, permite que sejam respondidas perguntas como:
- quantos microclimas sua cidade tem?
- Como está a saúde do meio ambiente da região onde vive?
- Há possibilidade de prever alguma tendência de terremoto??
Isso tudo é possível através da coleta de dados de cidades alvos.
6 - Open Food Facts
Saindo um pouco da esfera de gestão pública, temos o projetos Open Food Facts. Que é um banco de dados aberto à livre colaboração. Ele contém informação alimentares de todas a regiões do planeta.
Dessa forma esse projeto é altamente viável para todos os desenvolvedores, pesquisadores e empresas que buscam tais tipos de dados.
Veja em Open Food Facts.
Finalizando...
Esses são só alguns dos projetos que podem ser criados por meios dos dados abertos, esperamos que alguns deles tenha te motivado a participar ou de criar um novo projeto com ideias inovadoras, que busque mostra a toda a população do mundo, que existe um forma melhor de se viver.
Até a próxima!!
0 Comentários