Já imaginou que amanhã você pode ter que trabalhar com Dados Abertos? Como você faria para abrir dados? Em outra postagem aqui do blog você pode ler sobre isso (Como abrir os dados). Mas além disso, como encontrar pessoas para utilizar esses dados?
Calma! Se você não souber como fazer essas coisas, você pode participar de iniciativas livres que existem no Brasil ou estudar os portais brasileiros existentes e, assim, aprender. Conheça alguns desses grupos e portais abaixo:
Comunidade THacker: A comunidade Transparência Hacker é um espaço aberto de proposição e articulação de ideias e projetos que utilizem a tecnologia para fins de interesse da sociedade, principalmente com dados governamentais abertos. Acima de tudo, busca evidenciar questões sociais e políticas por meio da ressignificação de informações existentes, mas que ainda são de difícil acesso para a sociedade em geral.
Facebook:
https://pt-br.facebook.com/transparencia.hacker/
T INDA: Grupo de trabalho da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, coordenado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, para estabelecer padrões, tecnologias, procedimentos e mecanismos de controle necessários para disseminação e compartilhamento de dados e informações públicas no modelo de dados abertos.
Página inicial do portal data.rio |
Portal da UFRN: O portal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem como objetivo disponibilizar para toda a comunidade dados e
informações públicas da Instituição, que podem ser usadas no
desenvolvimento de aplicativos e ações. Ele possui 58 conjuntos de dados que estão espalhados em 11 categorias, como: Ensino, Extensão, Contratos e Convênios, Pesquisa, Despesas e Orçamento, etc.
Portal da UFS: O portal da Universidade Federal de Sergipe foi desenvolvido como parte do projeto de mestrado, no PROCC, do aluno
Vinícius Almeida Teles Barreto, sob orientação do professor doutor
Rogério Patrício Chagas do Nascimento, e coorientação do professor
doutor Michel dos Santos Soares. Assim como o portal da UFRN, tem como objetivo disponibilizar dados da instituição para a comunidade. O portal conta atualmente com 8 conjuntos de dados e 12 grupos.
Além dos citados, existem outros portais e grupos brasileiros que trabalham com os dados abertos. Conta pra gente se você conhece algum outro!
Fontes:
Portal data.rio
Portal da UFRN
Portal ds UFS
Página inicial do portal de dados abertos da UFRN. |
Página inicial do portal de dados abertos da UFS | . |
Além dos citados, existem outros portais e grupos brasileiros que trabalham com os dados abertos. Conta pra gente se você conhece algum outro!
Fontes:
Portal data.rio
Portal da UFRN
Portal ds UFS
4 Comentários
Não conhecia essa Comunidade THacker, ela me parece interessante. Ah, já um outro portal que eu acho muito rico em informação é o de Alagoas e o de Pernambuco. Este último apresenta uma seção com aplicativos que utilizam os dados abertos para o desenvolvimento da cidade, como transporte, transparência de orçamento público, etc.
ResponderExcluirQue legal, Antônio. Sobre a THacker, existe até um github deles, se tiver curiosidade: https://github.com/thacker. Obrigada por compartilhar sobre os outros portais!
ExcluirUm outro portal interessante e o http://kit.dados.gov.br/.
ResponderExcluirUma pagina do governo com ferramentas e guias para a implementação politicas de dados abertos.
Olá Nilson. Essa página é realmente interessante, um outro colega até fez uma postagem sobre ela aqui no blog. Se tiver curiosidade pode visualizar aqui: https://team-rick.blogspot.com/2018/11/kit-parada.html.
ExcluirObrigada pela sua contribuição!