INDA



Você deve estar se perguntando o que poderia ser essa tal de INDA, então pode começar a relaxar pois você estar no lugar certo, e uma coisa eu posso te garantir, não é um nome estranho de mais um Pokémon.

Na verdade a INDA (Infraestrutura Nacional de Dados Abertos) é um conjunto de padrões, tecnologias, procedimentos e mecanismos de controle necessários para atender às condições para propagação e compartilhamento de dados e informações públicas no modelos de Dados Abertos, seguindo os critérios estabelecidos na ePING. Portanto a INDA nada mais é que a política do governo brasileiro para dados abertos.

Você pode perguntar ainda, “e quem é que regulamenta essa bagaça?”, ela é regulamentada através da Instrução Normativa da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, que como o próprio nome diz, são as instruções normativas descritas no diário oficial da união. Recomendo a leitura para todos aqueles curiosos com muita paciência, pois será uma aventura ler muitas letras pequenas e palavras difíceis.

Bom, o resultado disso é que toda a sociedade pode encontrar os dados públicos disponíveis na página dados.gov.br, onde estão catalogados todos dados do governo na web. 

Esse intuito de publicar dados governamentais surgiu de uma ação global, a OGP, do qual o Brasil é co-líder, esse esforço visa tornar os governos mais transparentes, efetivos e confiáveis, com instituições que valorizam a opinião pública e escuta suas necessidades. O plano do Brasil da OGP pode ser acessado em Open Government Partnership.

Por fim a INDA tem como objetivo facilitar o acompanhamento das ações do governo pela sociedade, onde pessoas de todos os setores podem buscar e conhecer essas informações e dar opiniões do que deve ser melhorado. Se você tem alguma sugestão para dar é só dar uma olhada no Wiki da INDA para saber como participar.

Isso é tudo por hoje pessoal, até a próxima.


fonte: INDA

0 Comentários