1) Transparência e controle democrático:
Quanto a transparência, há projetos como o Tax Tree, da Finlândia, e Where Does My Money Go (para onde vai o meu dinheiro?), da Grã-Bretanha, que mostram como os recursos dos impostos estão sendo gastos pelo governo. Mais um caso: no Canadá, a abertura de dados permitiu que se economizassem 3.2 bilhões de dólares canadenses em fraudes fiscais de caridade.
Página inicial do Where Does My Money Go. |
Outros sites, como o Folketsting, da Dinamarca, acompanham as atividades parlamentares e o processo legislativo, permitindo que se veja exatamente o que está acontecendo e se saiba quais parlamentares estão envolvidos nos fatos.
2) Participação popular e empoderamento dos cidadãos:
Dados abertos podem também ajudar as pessoas a tomar decisões melhores nas suas vidas, ou permitir que sejam mais ativas na sociedade. Também criado na Dinamarca, o Find Toilet mostra em um mapa todos os banheiros públicos do país. Pode parecer desimportante, mas esse projeto possibilita que pessoas com certos problemas de saúde saiam de casa mais vezes. Você pode ver abaixo um vídeo do aplicativo Find Toilet.
Na Holanda, o site Vervuilings Alarm avisa com uma mensagem se a qualidade do ar da vizinhança está perto de atingir um nível muito prejudicial. Em Nova Iorque, um serviço busca lugares onde é possível caminhar com um cachorro.
Há projetos como o Mapumental no Reino Unido, e o Mapnificent na Alemanha, que permitem encontrar locais para morar de acordo com características indicadas, como duração do trajeto até o local de trabalho, o preços da casa e a beleza da região. São todos exemplos de serviços que utilizam dados abertos.
3) Economia, melhores produtos e serviços privados:
Dados abertos também têm grande importância econômica. Estudos estimaram que seu valor monetário seja de dezenas de bilhões de euros, somente na União Europeia – novos produtos de novas empresas estão reutilizando esses dados e gerando valor com eles.
O Husetsweb da Dinamarca, por exemplo, ajuda a encontrar formas de melhorar a eficiência energética da sua residência, incluindo uma ferramenta de planejamento financeiro e uma busca por empreiteiros que possam realizar o trabalho necessário para economizar mais.
Página inicial do Hesutsweb. |
O Google Translate aproveita o enorme volume de publicações, principalmente nas línguas europeias, para treinar seus algoritmos de tradução, culminando na melhora da qualidade do serviço.
4) Melhoria na eficiência e efetividade de serviços governamentais:
Dados abertos também são de grande valia para o próprio governo, aumentando sua eficiência. O Ministério da Educação alemão publicou on-line, para que fossem reutilizados, todos os dados governamentais relacionados à educação no país. Desde então, caiu muito o número de perguntas que recebem da população, reduzindo carga de trabalho e custos. Além disso, as perguntas que continuam sendo feitas tornaram-se mais simples de serem respondidas pelos servidores públicos, já que ficou mais claro para os cidadãos onde podem ser encontradas informações relevantes sobre o tema.
Aumentar a eficiência, em última instância, reduz custos. O Departamento Alemão de Patrimônio Cultural tem publicado ativamente seus dados, permitindo, assim, que sociedades de historiadores amadores e grupos como a Wikimedia Foundation executem suas tarefas com mais agilidade.
Página inicial do Wikimedia Foundation. |
Isso não resulta somente na melhoria da qualidade dos dados, mas também permite que se reduza o tamanho do departamento – alocando servidores públicos para outros serviços, em vez de apenas redundar o conhecimento que já está sendo construído por colaboradores em rede.
Espero que mostrando alguns benefícios que os dados abertos trouxeram para outros países, possamos refletir sobre o quão importante e útil pode ser abrir os dados. Até a próxima!
Fontes:
How Is Open Data Changing the World?
Manual dos Dados Abertos
0 Comentários