Oi gente! Hoje falarei um pouco sobre os dados abertos no meio ambiente, como eles ajudam na transparência do controle ambiental. E no Brasil um dos órgãos que tem isso consolidado é o Ministério do Meio Ambiente.
Como vocês já estão cansados de saber, dados abertos são dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.
Nessa perspectiva, a abertura de dados do Ministério do Meio Ambiente tem como objetivo atender os mecanismos de publicidade transparência e eficiência exigidos pela sociedade, e também garantir que as informações divulgadas sejam apropriadas para o uso em maior quantidade e qualidade.
A seleção dos conjuntos de dados para a abertura é conduzido de maneira colaborativa entre as diversas áreas do Ministério do Meio Ambiente. Disponibilizar os dados dessa forma permite a compreensão e a avaliação dos resultados de modo transparente e organizado.
O Painel de dados abertos Ambientais é uma aplicação que consolida de forma interativa e dinâmica os dados disponibilizado pelo Ministério do Meio Ambiente e entidades vinculadas. É uma aplicação que roda na web e disponibiliza os dados em forma de gráficos simples e dinâmico, mas também é possível ver de uma forma mais analítica. Engraçado que enquanto escrevo essa publicação a aplicação está offline, porém há umas duas semanas atrás acessei e não enfrentei problema algum (
E sobre a transparência de dados o cidadão poderá usar os canais de comunicação do Ministério do Meio Ambiente para relatar problemas técnicos ou inconsistências dos dados disponibilizados, e esses relatos serão encaminhados às áreas responsáveis para respostas e soluções, conforme o caso. Os usuários também poderão fazer sugestões que servirão como referência para o aperfeiçoamento e as revisões do PDA.
Isso é tudo pessoal!
Fontes:
Plano de Dados Abertos
Painel Dados Abertos Ambientais
0 Comentários