Dados abertos e Cibersegurança


Sexta-feira, 12 de maio de 2017, essa é uma data que todo o mundo vai lembrar, pois foi nesse dia que boa parte do planeta ficou paralisado graças ao ransomware WannaCry, um malware que criptografa os arquivos da vítima e pedem dinheiro para descriptografar esses arquivos. Esses ataques geraram muitas discussões com relação à segurança dos dados de muitas instituições, como hospitais, prefeituras e empresas, que estão muito vulneráveis à ataques, colocando diversos setores da sociedade em perigo. Mas nesses últimos anos, mesmo com todos esses problemas relacionado a segurança, um movimento vem ganhando força, que é a abertura de dados e com isso crescem as discussões sobre a relação entre essas duas áreas, é possível lidar com as duas em conjunto?


Uma constatação que deve ser feita ao uso de dados abertos, na área da segurança, é que o uso dessa abordagem requer soluções mais complexas, pois como  o próprio nome deixa claro, os dados estão abertos, ou seja, qualquer um pode fazer o que quiser com aqueles dados, mas a segurança também deve está relacionada com a responsabilidade do usuário.


Para isso, pode ser traçado um paralelo com o desenvolvimento open-source que já é bem consolidado e é reconhecido por ser bem mais seguro do que os seus concorrentes de código prioritário, e muito dessa segurança vem do entendimento do usuário referente a sua responsabilidade ao usar aquela aplicação, o que gera um senso de comunidade entre as pessoas que usam aquela aplicação, resultando em usuários engajados em manter o ambiente seguro e aberto a todos.


Além da segurança ser muito importante para os dados abertos, a abordagem inversa a isso tem se mostrado muito eficiente. O uso de dados abertos para encontrar padrões de comportamento dos invasores tem sido aplicado em diversos lugares.  Em 2017, diversas empresas de segurança concordaram em abrir dados sobre malwares, para obter maior detalhes sobre como as invasões funcionam e com isso, fornecer melhores soluções para os usuários.


Como vocês podem ver, a cibersegurança e os dados abertos, apesar de parecerem opostos, estão muito bem relacionados, acima de tudo, eles se complementam. Pois, você tem que fornecer segurança ao abrir os dados e também pode usar os dados abertos para criar novas soluções de segurança.  


Fontes:

0 Comentários