Dados Abertos?




Até alguns dias atrás, se me perguntassem "o que são dados aberto?" eu não saberia nem por onde começar. Entretanto após algumas pesquisas, descobri que dados abertos são informações liberadas ao público, sendo estas passíveis de compartilhamentos pelo mais diversos motivos, estando sujeito apenas a diretrizes que visem garantir a integridade da informação.
Para que um dado qualquer seja considerado uma dado aberto ele precisa seguir algumas leis (assim como todo bom cidadão), sendo estas leis definidas pelo especialista em políticas públicas e ativista dos dados abertos David Eaves. Segue uma breve descrição delas.

As três leis
  1. Um dado só existe se puder ser encontrado e indexado na web;
  2. Um dado para ser reaproveitado precisar ser compreensível por máquinas;
  3. E para garantir sua utilidade, deve estar livre de censuras legais.
Vale lembrar ainda que as leis apesar de poderem ser usadas para todos os Dados Abertos, elas foram propostas inicialmente para Dados Abertos Governamentais.

Há ainda os princípios que orientam a criação dos dados abertos:
Os 8 princípios
  1. Completos - todas as informações devem estar disponíveis.
  2. Primários - os dados não podem ser alterados.
  3. Atuais - disponibilizados o quantos antes, garantindo o valor da informação.
  4. Acessíveis -  disponibilizado para todos, para os mais diversos objetivos.
  5. Processáveis por máquina - organizados de forma a possibilitar processamento automatizado.
  6. Acesso não discriminatório - acesso disponível sem que haja a necessidade de autenticação.
  7. Formatos não proprietários - disponíveis sem direitos de exclusividade.
  8. Livre de licenças - os dados não estão sujeitos a direitos autorais, segredo industrial, marcas ou patentes. ficando protegidos apenas por algumas restrições razoáveis previstas em estatutos.
Definido então o que são dados abertos e os requisitos necessários para que um dado seja considerado aberto, pode-se então começar os trabalhos para elaboração de um plano da dados abertos, cujo este traz benefícios para a instituição que o disponibiliza, pois garante a transparência de suas atividades.

fonte: O que são dados abertos?

1 Comentários

  1. Ótimo texto introdutório sobre dados abertos. Gostei! Não sei se falarão em outras postagens, mas o bom ressaltar também são os níveis de distribuição dos dados abertos que podem ser licença livre, reuso, formato aberto e linked data; onde eles atendem, sobretudo, aos princípios que você falou.

    ResponderExcluir